quarta-feira, 18 de maio de 2011

No dia 4 de Maio, a nossa turma (8.ºA), juntamente com a turma 8.ºB, realizou uma visita de estudo ao Porto. Nesta visita, tivemos oportunidade de contemplar o Jardim Botânico do Porto da casa Andresen e, neste local fica situada a casa do avô de Sophia de Mello Breyner Andresen, onde visitamos a exposição da evolução de Darwin. A casa foi recentemente restaurada e apresenta-se com uma arquitectura muito moderna e arrojada e bela na sua cor viva e na sua imponência. Quanto à exposição, podemos apreciar as diferentes fases que deram origem à teoria de Darwin sobre a evolução das espécies.
A Evolução de Darwin é uma exposição sobre a história da Evolução desde o século XVIII até aos nossos dias. A partir de uma recriação da viagem do Beagle, percebemos como Charles Darwin chegou à teoria da Evolução por Selecção Natural e convenceu o mundo que todas as espécies evoluíram a partir de um ancestral comum. Compreendemos depois como a genética resolveu o enigma científico de Darwin mas ao mesmo tempo se opôs à gradualidade por ele defendida. Foi somente na década de 1930, com o contributo da matemática, que a aliança entre a genética e a Evolução de Darwin seria consumada.
Hoje, a selecção Natural é considerada o principal mecanismo de Evolução e a razão fundamental da diversidade biológica e do padrão ramificado da árvore da vida.
Seguiu-se um almoço ao ar livre no parque da cidade onde usufruímos do bem precioso que a Natureza nos oferece. Lá, encontrámos belas sombras, espaços verdejantes, lagos e um óptimo lugar para convívio. Mais tarde, fomos à Fundação Serralves, onde “viajámos” pelos seus diversos jardins e desfrutamos do seu maravilhoso espaço ao ar livre. De seguida, já a fome se fazia sentir, quando fomos até à praia lanchar. Foi um belo dia em que conseguimos conciliar a aprendizagem, a cultura e o lazer.

Sem comentários: