quarta-feira, 22 de outubro de 2008

REGRAS GERAIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos;
2- Tomar sempre o pequeno
almoço;
3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da
roda dos alimentos, nas proporções por ela sugeridas;
4- Variar o mais possível os alimentos, dentro de cada sector;
5- Não passar mais de três horas e meia sem comer;
6- Evitar alimentos com muito sal;
7- Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.);
8- Evitar os fritos ou ementas com muita gordura;
9- Consumir diariamente leite ou derivados;
10- Comer pelo menos três peças de fruta por dia;
11- Aumentar o consumo de produtos hortícolas;
12- Comer leguminosas ( feijão, grão,...) pelo menos duas vezes por semana;
13- Consumir diariamente sopa;
14- Preferir pão escuro ( mistura), do tipo saloio, em vez de pão branco (trigo);
15- Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana;
16- Evitar consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta;
17- Beber líquidos em abundância (água simples, limonada ou refrescos sem açúcar e infusões de ervas);
18- Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.


Comer deve ser um prazer, mas não devemos esquecer que variar e consumir frutas e vegetais são o segredo de uma alimentação saudável


Helena.

9 comentários:

Anónimo disse...

olá professora eu estou a gostar de participar no blog da turma!
Beijinhos fofos da sua aluna Ana Paula 6ºb nº2

Anónimo disse...

Olá professora eu estou a adorar blog da turma, eu só não gosto da cor.

Anónimo disse...

este texto está muito bonito.

Anónimo disse...

Olá professora o nosso blog tá muito fixe.
Beijinhos da sua aluna Ana Isabel
6ºb nº1

Anónimo disse...

A roda dos alimentos é essencial para a nossa alimentação.
O texto está muito interessante,é importante sabermos os concelhos da roda dos alimentos!

Anónimo disse...

A roda dos alimentos è essencial para a nossa alimentação.
O texto està muito interessante, é importante sabermos os conselhos da roda dos alimentos!
=)

Anónimo disse...

esta mto bonito o texto!!!!!


bruno 6 B n 6

Anónimo disse...

Estou a adorar trabalhar no nosso blogue.
Cada vez fica mais bonito e mais engraçado!!

Anónimo disse...

Eu adorei este texto, eu acho que está muito lindo!
Parabéns!!